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6 dicas para organizar o seu dia a dia

Organizar o dia a dia ajuda a aproveitar melhor o tempo que temos. Afinal, não é fácil conciliar tantos afazeres em apenas 24 horas, não é mesmo? Trabalhar, estudar, cuidar da casa, curtir a família e mais inúmeras outras coisas que fazemos durante o dia. Tudo requer tempo.

Para ajudar você a organizar melhor o seu dia a dia, reunimos algumas dicas.

Como organizar o seu dia a dia

Antes de começarmos a falar sobre as dicas, é importante esclarecer que controlar o tempo não é uma tarefa fácil e não acontece da noite para o dia. Mas com vontade e disciplina, você irá se acostumar com o novo modo de fazer suas tarefas diárias.

1 - Escreva como deseja programar seu dia

A agenda é sua aliada. Anotando os seus compromissos e atividades você consegue visualizar melhor o seu dia. Outra vantagem é poder consultar o que você fez no dia anterior e analisar o que foi bom e o que poderá mudar para fazer o seu dia render mais.

2 - Defina suas prioridades

Se na dica anterior você imaginou que bastava escrever tudo que tem para fazer na agenda, aqui é onde você vai definir o que é realmente essencial para o seu dia.

Você pode apenas enumerar as tarefas ou já definir os horários que vai cumprir cada uma delas. Lembrando que o foco é a produtividade e o aproveitamento do tempo.

3 - Tente planejar mais que o próximo dia

Quando falamos em organizar o dia a dia não significa que você deve planejar somente o “amanhã”. Muito pelo contrário! Organizar o dia a dia requer planejamento.

Claro que para começar essa mudança, você pode começar aos poucos, mas tente sempre ir um pouco mais além. Escreva na agenda os compromissos intransferíveis, como aquela consulta ao médico que você já remarcou três vezes pois sempre lembra em cima da hora.

Saber como vai ser sua semana vai ajudar a evitar esse tipo de situação novamente e saber como vai ser o seu mês dá mais liberdade para pensar melhor no futuro, enquanto planejar apenas o dia vai dar a sensação de estar apenas “apagando incêndios”.

4 - Defina uma hora de término

A Lei de Parkinson dia que “maior será a sua capacidade de concentração quanto menor for o tempo disponível para realizar uma tarefa”.

Determinando uma hora de término, você irá sentir pressionado a realizar a tarefa, mantendo o foco apenas nela e elevando todo o seu potencial.

5 - Não exagere na quantidade

De nada adianta criar uma lista enorme de tarefas, se para cumpri-la terá que ultrapassar o horário determinado ou, pior ainda, se não conseguir cumprir nem metade delas.

Quando for realizar a sua lista, pense no tempo em que poderá finalizar cada uma das tarefas e calcule se conseguirá cumprir a lista em tempo hábil.

6 - Se dê uma recompensa

Se você conseguiu completar tudo aquilo que se propôs, significa que tudo saiu conforme foi planejado. E isso é motivo para comemorar! Além da sensação de dever cumprido, que em si já é uma grande recompensa, você também pode se dar um presente.

Mas se dar um presente não significa necessariamente comprar algo para si. O presente pode ser levar a família para passear, dormir até mais tarde, passear com os cachorros, sair para almoçar em um restaurante que você adora, mas que não costuma ir.

Organizar e planejar o dia a dia, além de um assunto muito interessante, também pode ajudar você nos ambientes pessoal e profissional. Esperamos que estas dicas ajudem você!

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